Os envios individuais podem ser avaliados utilizando uma escala
baseada na teoria de aprendizagem isolada e colectiva
.
Esta teoria pode ajudá-lo a observar as interacções humanas sob um
ponto de vista diferente. Explica duas formas diferentes de avaliar e
aprender aquilo que vemos e ouvimos.
Apesar de podermos utilizar estes dois métodos em conteúdos e
períodos diferentes, é útil para exemplificar, imaginar duas pessoas,
uma com conhecimentos isolados (Jim) e outra com conhecimentos
colectivos (Mary).
- Jim gosta de ser o mais "objectivo" possível sem incluir os seus
sentimentos e emoções. Quando numa troca de pontos de vista com
alguém que tenha outros, ele gosta de defender as suas próprias
ideias, utilizando a lógica para encontrar lacunas nas ideias do
seu/sua oponente. Tem uma posição crítica em relação a novas ideias a
não ser que as mesmas sejam provadas por fontes fidedignas tais como
livros, professores conceituados ou através da sua própria
experiência. Jim é o típico aluno isolado .
- Mary é mais sensível para com os outros. Tem a capacidade de
empatia e prefere ouvir e questionar até sentir que pode estabelecer
ligação ao "compreender as coisas do ponto de vista dos outros". Ela
aprende tentando partilhar as experiências que a conduzem ao
conhecimento que adquire através dos outros. Ao falar com outras
pessoas, evita confrontos e se achar oportuno, tenta ajudar através de
sugestões lógicas. Mary é uma aluna muito colectiva
.
Já reparou nestes exemplos que o aluno isolado é masculino e a
colectiva é feminina? Alguns estudos sobre o assunto provam
estatisticamente este facto, no entanto, qualquer pessoa pode estar
entre estes dois extremos.
Para um grupo de alunos mais colaboradores e empenhados, o ideal
seria se utilizassem AMBOS os métodos.
Numa situação específica, como num fórum online, um único envio
feito por alguém pode revelar qualquer uma destas características, ou
até ambas. Alguém que normalmente é muito colectivo pode enviar uma
mensagem de cariz isolado e vice versa. O benefício de avaliar cada envio
usando esta escala é:
a) ajuda-o a pensar sobre estes temas ao ler outros envios
b) providencia um "feedback" a cada autor no modo como é visto
pelos outros
Os resultados não são, de forma alguma, para avaliar o aluno, são
apenas para melhorar a comunicação e a aprendizagem.
Caso esteja interessado, seguem-se algumas referências a documentos
elaborados pelos autores que originalmente desenvolveram estas
ideias:
- Belenky, M.F., Clinchy, B.M., Goldberger, N.R., & Tarule,
J.M. (1986). Women's ways of knowing: the development of self, voice,
and mind. New York, NY: Basic Books.
- Clinchy, B.M. (1989a). The development of thoughtfulness in
college women: Integrating reason and care. American Behavioural
Scientist, 32(6), 647-657.
- Clinchy, B.M. (1989b). On critical thinking & connected
knowing. Liberal education, 75(5), 14-19.
- Clinchy, B.M. (1996). Connected and separate knowing; Toward a
marriage of two minds. In N.R. Goldberger, Tarule, J.M., Clinchy,
B.M. & Belenky, M.F. (Eds.), Knowledge, Difference, and Power;
Essays inspired by "Women's Ways of Knowing (pp. 205-247). New
York, NY: Basic Books.
- Galotti, K. M., Clinchy, B. M., Ainsworth, K., Lavin, B., &
Mansfield, A. F. (1999). A New Way of Assessing Ways of Knowing:
The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex
Roles, 40(9/10), 745-766.
- Galotti, K. M., Reimer, R. L., & Drebus,
D. W. (2001). Ways of knowing as learning styles: Learning MAGIC
with a partner. Sex Roles, 44(7/8), 419-436.
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