Sexta, 24 Janeiro 2025, 20:29
Sítio: NetstartDisciplina: Netstart (Netstart)
Glossário: Glossário Netstart
P
Página de entrada: Ou Home page em inglês. Primeira página dum site na Internet. |
Partilha de aplicação: Permite a várias pessoas utilizarem um software, embora este não esteja instalado no seu computador, mas antes noutro (do tutor ou doutro formando, por exemplo).
|
PDF: Trata-se de um formato que pode ser lido em qualquer computador, sem necessidade de instalação de programas. Para aceder a este tipo de ficheiro necessita apenas de ter instalado no seu computador o Adobe Reader (leitor de formatos PDF). Caso não tenha esta aplicação instalada, pode descarregá-la gratuitamente em:
http://www.adobe.com/products/acrobat/readermain.html |
Personalização: Individualização do percurso de aprendizagem assegurada por uma estrutura modular, que potencia o desenvolvimento gradual das competências do formando, e pelo acompanhamento permanente do tutor que permite orientar a progressão do formando tendo em conta as suas necessidades e a forma como aprende.
|
Plug-in: Pequeno software que permite aumentar a função multimédia do seu computador. Por vezes, quando chega a um sítio na net, aparecem documentos (um texto, um vídeo, uma animação, etc.) que pretende abrir ou descarregar para o seu computador. Aparece então uma mensagem a pedir para descarregar um determinado “plugin”.
Com efeito, para conseguir passar o documento do sítio para o seu computador, ele necessita duma extensão que não encontra. Pode recusar descarregar o “plugin” para o seu computador. Normalmente a sua utilização é gratuita, mas leia atentamente as instruções. Alguns plug-in mais comuns:
|
PMF (Perguntas Mais Frequentes): Ver FAQ. |
Portal: Ponto de entrada única na web (guichet único) para aceder a um conjunto de serviços. Facilita aos internautas a pesquisa por temas, uma vez que disponibiliza informação organizada por grupos de interesses.
|
Provider: Fornecedor de acesso à Internet. |
Proxy: Um meio para tornar segura uma rede local isolando-a da Internet através dum “proxy” que efectuará os pedidos efectuados pelos utilizadores locais. Além disso, se uma página já tiver sido pedida por alguém, o proxy não vai procurar a informação, disponibilizando a que guardou no seu disco aquando do pedido anterior (cache).
|